sábado, 27 de agosto de 2011

Massa de Bisqui


Massa fria para Biscuit


Abaixo vão duas receitas de massa de biscuit que não vão no fogo nem no micorondas. biscuit frio é também conhecido como Biscuit Peruano.

Receita de massa fria para biscuit I
- 2 xícaras de chá de amido de milho
- 1 xícara de chá de cola branca
- 1 colher de sopa de vaselina líquida ou óleo de cozinha
- 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco
- 1 colher de sopa de creme para as mãos (não gorduroso)


Misture tudo e está pronto. Use o creme de mãos para sovar a massa.

Durabilidade: 1 mês no saquinho plástico sem ar e fora da geladeira

---------
Receita de massa fria para biscuit II

- 1 xícara de café de maisena;
1 xícara de café de farinha de trigo;
1 xícara de café de cola branca e
1 colher de chá de creme para mãos não gorduroso.

Misture bem os ingredientes, sempre mantendo as mãos pulverizadas com um pouquinho de farinha de trigo, até a massa adquirir uma textura elástica.
Conserve-a embrulhada em filme plástico

copiei de outro blog ,mas é bem legal


PASSO A PASSO
Fantoche de caixa
·      Material: caixa de: sapato, leite, perfume, remédios, E.V.A, cola, tesoura, creme para as mãos.
·      Fechar todos os lados da caixa para poder cortar conforme o personagem escolhido.
·      Recorte os moldes no E.V.A, e separe fazer a montagem a seguir.
·      Corte a caixa ao meio, vire de forma que o corte fique com o formato do que será a boca do fantoche.
·      Use E.V.A para cobrir toda a caixa e começar dar forma ao fantoche.
·      Em seguida use E.V.A vermelho escuro para fazer a boca.
·      Depois use um E.V.A  vermelho claro para a língua do fantoche.
·      Recorte na caixa um cantinho para colar as orelhas se for gato, e se for qualquer outro animal cole as orelhas e os pés na posição correta.
·      Para concluir colamos olhinhos na direção correta, se desejar fazer alguns enfeites, cole por último.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Importância da Dinâmica


A dinâmica promove a participação

“A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.

A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.

Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e tentar aplicar seus resultados.

É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes. Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.”2

Ferramenta Importante

“A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem não deve ser, no entanto, absolutizada ou subestimada. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta a ser usada.

Ao optar pelo uso da técnica de dinâmica de grupo você poderá, através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, discutir temas complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos (do indivíduo e do grupo), buscando estimular os participantes a alcançar uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, consequentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto”3

Dinâmicas do Espelho


 Espelho
Material: caixa de sapato forrada e um espelho colocado  no fundo
Objetivo: Partilha dos sentimentos/falar de si próprio
Desenvolvimento: O ambiente deve ser silencioso.  Deve sugerir, enfatizar que dentro da caixa tem a foto de alguém muito importante,  alguém que se deva gostar de  verdade, e que todos ali presente conheçam,
ao olhar a foto falar dessa pessoa sem citar (qualidades e defeitos) sem que os outros percebam o que tem dentro da caixa.
(Deixar tempo para interiorização).
Agora cada um vai encontrar a pessoa que lhe tem um grande significado.
Cada um em silêncio profundo se dirige até a caixa, olha a tampa e volta em silêncio para seu lugar. Depois se faz a partilha dos próprios sentimentos, das reflexões e conclusões de cada e questiona se o que cada um sentiu falando de si mesmo.

Arte com as mãos


ARTES COM AS  MÃOS
Foi sugerido após uma tarde de histórias e autoconhecimento , que cada aluno fizesse um desenho usando o contorno das mãos ,para soltar as feras e mostrar seus mistérios.






domingo, 21 de agosto de 2011

Idéias que copiei e apliquei


CAIXINHA COM NOMES
 Brinquedos pedagógicos de sucatas
Material: Caixinhas de fósforos encapadas com a foto dos alunos  coladas em cima, e dentro as letras que formam o nome daquele aluno. Papel ofício.
Finalidade: Formar e fazer análise grafofônica dos nomes.
Números de participantes: alunos divididos em grupos.
Regras:
Cada grupo escolhe as caixinhas que preferem.
Formar os nomes dos colegas com as letras que estão dentro da caixinha.
Depois registrar no papel o nome formado, a primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para formar o nome e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar aquele nome.
PEDACINHOS
Brinquedos pedagógicos de sucatas:
Componentes: cartelas de papel cartão com figuras (figuras de revistas e cartilhas velhas) coladas e divididas de acordo com a quantidade de sílabas das figuras, sílabas para formar os nomes dessas figuras, caixa de sapato encapada com uma abertura na tampa.
Finalidade: Montar o nome das figuras utilizando sílabas.
Número de participantes: Toda turma dividida em grupos.
Regras:
Distribuir as cartelas entre os grupos.
Um aluno de cada grupo deverá ir até a caixa e tirar uma sílaba.
De volta ao grupo, deverão ver se a sílaba faz parte de alguma palavra das cartelas.
Se não fizer parte, deverão guardá-la para, no final, trocarem com os outros grupos.
Depois de terminarem todas as sílabas da caixa, os grupos deverão negociar as trocas. Exemplo: “Nós temos o pedacinho “ta” e precisamos do pedacinho “lha”, algum grupo quer trocar conosco o “ta”"pelo “lha?
Esse jogo as crianças adoram e propicia ao aluno silábico-alfabético formular novas hipóteses de escrita para avançar para o nível alfabético.
PARA MINHA SALA
 Brinquedos pedagógicos de sucatas
Confeccionar com garrafas PET transparentes de meio litro e as rechear com papel crepon colorido. Primeiro una as extremidades com fita adesiva colorida, na figura abaixo foi usadas quatro garrafas, sendo duas para as pontas (uma para cada lado e sem e fundo) e duas no meio (sem o fundo e sem o gargalo. As crianças poderão:
explorá-los livremente;
arrastá-lo;
classificados por cor;
a professora poderá também armar cirquitos e pedir para as crianças passarem por ele utilizando diversas formas de locomoção: caminhando, saltando, engatinhando, etc.
Caixa pedagógica

Materiais:
uma caixa grande de papelão;
EVA de várias cores;
caixinhas de vários tamanhos forradas;
potinhos decorados com fita adesiva colorida (iogurte e outros);
tudos de cartão.
Procedimento: Fazer cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas outras propostas que surgirão deles mesmos.



Brinquedos com sucata


Veja como vc pode melhorar o seu fantoche de caixa de leite; Brinquedos pedagógicos de sucatas           
Como fazer

1. A caixa vira cabeça
Encape a caixa de leite com o plástico adesivo marrom como se fosse um presente. Capriche no acabamento. Com a caixa deitada, marque o centro e corte com o estilete a frente e as laterais.
2. Roupinha de pano
Dobre a caixa para fora marcando bem a parte de trás, que ficou sem cortar. Dessa maneira, já é possível ver a boca do fantoche. Coloque o tecido em volta das bordas da caixa. Para fazer o acabamento, vire a ponta do pano e fixe com cola quente. Não estique muito o tecido na hora de colar para não atrapalhar a articulação da boca.
3. Olhos, cabelos e boca
Misture um pouco da tinta marrom com a creme e pinte as duas bolinhas de isopor. Espere secar e cole um olho de plástico em cada uma. Fixe as bolinhas na parte de cima da caixa. Separe uma mecha de cabelo e cole entre os olhos e o tecido da roupa. Desenhe o lábio inferior e o superior no plástico adesivo rosa e cole na caixa.
4. Tipos diferentes
Para confeccionar fantoches de outros tamanhos, use diferentes embalagens. A boneca de cabelos encaracolados mostrada na foto ao lado foi feita com caixa de maisena, mas você pode usar embalagens de gelatina ou de suco. Mude também a cor da pele e dos olhos e o tipo de cabelos.
MATERIAL NECESSÁRIO :
1 caixa de leite

1 pedaço de plástico adesivo marrom com 32 por 25 centímetros

1 retalho de plástico adesivo rosa

2 bolinhas de isopor com 3,5 centímetros de diâmetro

Tinta acrílica marrom e creme

Mechas de cabelo sintético

2 olhos de plástico para bonecos

1 pedaço quadrado de tecido com 50 centímetros de lado

Lápis ou caneta

Fita métrica
Tesoura

Estilete

Pincel chato no 10

Cola quente
 Sugestão :para deixar mais interessante a brincadeira inicie contando uma linda história para sua turma.

Minhas Artes na escola


"Projeto - Aprendendo com Arte"
Educadora: Susiane Louzada

Justificativa :
Fazer artesanato ajuda a desenvolver o seu talento criativo.Conteúdo pedagógico + arte = aprendizado lúdico.Aprendendo com arte o aluno adiquiri maior conhecimento ,transforma todo tipo de matéria em arte
o artesanato é uma manisfestação , o trabalho se orienta no sentido de produzir objetos de uso mais comum , seja em função utilitária , lúdica , decorativa ou religiosa.
Artesão
Artesão é a pessoa que faz a mão objetos de uso freqüente na comunidade. Seu aparecimento foi resultado de pressão da necessidade sobre a inteligência aliada ao poder de inovar, possibilitando também ligar o passado ao presente, mediante a linguagem; possibilitou as gerações mais novas receber das mais velhas, suas técnicas e demais experiências acumuladas.
Artesanato -desperta as aptidões latentes do obreiro e aprimora-lhe o intelecto. Suas mãos, obedientes a impulsos mentais e inteligentes, deslocam a matéria-bruta, grosseira e passiva, e convertem-na com o calor de sua imaginação em coisa útil e por vezes bela. É a idéia que deseja a forma. suas peças são bem acabadas, produzidas com esmero e revelam bom-gosto. Se o artesão, alem de habilidade manual, possuir talento e sensibilidade, aí então ele vira artista. Desse modo, sua experiência artesanal seria apenas uma fase de formação artística.
Objetivo Geral :
Aprimorar habilidades manuais e desenvolver a lógica e raciocinio através da construção de objetos concretos ; resgatar valores e conhecimentos culturais através das diversas artes , desenvolver a aprendizagem do trabalho manual de maneira pratica e formal nas oficinas e na vivencia do dia a dia de cada um dos alunos com o meio artesanal ,onde possam manejar a matéria prima e as ferramentas nos oficios de sua preferência .Tornar o ambiente agradavel para trabalhar,buscar a cooperatividade ,parceria e união do grupo com confecções coletivas.Administrar gastos , valores e qualidade das diversas artes produzidas.
Tempo de Duração :
Primeiro semestre
Atividade Desencadeadora :
Foi a busca por um novo olhar, não basta enchergar ,tudo depende do ponto de vista com que se olha.Cada um tem uma maneira de olhar mas juntos podemos observar as variações e profundidade de um olhar passageiro . Encarei o desafio quando disse para a classe que poderiamos transformar lixo em luxo , cronstruir e vender objetos feitos com sucata e fizeram pouco caso.
Conteúdos :
Inclusão de Oficinas Artesanais ;Saber a importância do Artesão ,a história e origem do artesanato ,conhecer Técnicas de fios e tramas , Papel , sucata ,E.V.A , técnicas de desenhos , expressões artisticas em geral;
Desenvolver as técnicas propostas , construir objetos artesanais ;Artesanato como hobby ; Fonte de renda , Elaborar uma rotina diária , grupos de estudo ,Apreciar e valorizar o seu feito , Aplicação de atividades coletivas .
Avaliação :
Será realizada uma auto avaliação ao término de cada mês ,considerando as apresentações produtivas durante o processo criativo .Tambem serão levados em conta a participação e colaboração de cada aluno nas diversas atividades propostas .
Atividade de fechamento : Como ponto de culminâcia do projeto "Aprendendo com Arte" será realizada na escola Divino Mestre ,uma tarde de exposição de nossos trabalhos , imitando uma tradicional feira , Convidando pais e familiares a participarem.
Rotina das Oficinas :
Segunda- Feira :Oficina de Fios e tramas onde é sempre trabalhado a confecção de um produto utilizando,algum tipo de fio, é necessario disciplina e concentração.
.Ex.:fuxico,bijouterias ,trico ,crochê etc..
Terça- Feira :Papel,com a utilização de diversos tipos de papéis as confecções não exigem muita habilidade,só paciência pois é dificil concluir um trabalho em um mesmo dia devido a espera de secagem.
Quarta -Feira : Sucata, usando todo tipo de material reciclado é possivel contruir peças incriveis , é só deixar fluir a imaginação.
Quinta -Feira : E.V.A e modelagem pode ser usado sózinho ou junto de outos materiais ,muito facil de ser utilizado até por crianças pequenas ,mas com muitos segredinhos que fazem a diferença.
Sexta -Feira :Desenhos, as técnicas são varidas ,utilizandos objetos,papéis de diversas texturas , arte pura e inteligente.
Obs.:Algumas dinâmicas de lógicas e raciocinio são aplicadas antes e as vezes durante as oficinas
Recursos : Pesquisas em sites de artesanato , Revistas artesanais de diversas técnicas , e programas educativos
de televisão ,videos ,musicas , livros, materiais pedagógicos e sucatas

susilouzada@yahoo.com.br

Brincos artesanais

Esse é com embalagem de venish

Seda

Loreal

Novos Brincos



Feito com Embalagem de Loreal Shampoo





Azul Ipê e cristal miçangas


Feito com embalagem de amaciante 

Embalagem de amaciante e fuxico