A dinâmica promove a participação
“A dinâmica de grupo constitui
um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o
ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza
tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como
sujeitos.
A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.
Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e tentar aplicar seus resultados.
É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes. Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.”2
A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.
Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e tentar aplicar seus resultados.
É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes. Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.”2
Ferramenta Importante
“A importância da dinâmica no processo coletivo
do ensino-aprendizagem não deve ser, no entanto, absolutizada ou subestimada.
Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada
estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a
recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular,
uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta
a ser usada.
Ao optar pelo uso da técnica de dinâmica de grupo
você poderá, através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas
participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, discutir temas
complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos (do
indivíduo e do grupo), buscando estimular os participantes a alcançar uma
melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, consequentemente,
nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Enfim,
Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto”3