domingo, 21 de agosto de 2011

Idéias que copiei e apliquei


CAIXINHA COM NOMES
 Brinquedos pedagógicos de sucatas
Material: Caixinhas de fósforos encapadas com a foto dos alunos  coladas em cima, e dentro as letras que formam o nome daquele aluno. Papel ofício.
Finalidade: Formar e fazer análise grafofônica dos nomes.
Números de participantes: alunos divididos em grupos.
Regras:
Cada grupo escolhe as caixinhas que preferem.
Formar os nomes dos colegas com as letras que estão dentro da caixinha.
Depois registrar no papel o nome formado, a primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para formar o nome e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar aquele nome.
PEDACINHOS
Brinquedos pedagógicos de sucatas:
Componentes: cartelas de papel cartão com figuras (figuras de revistas e cartilhas velhas) coladas e divididas de acordo com a quantidade de sílabas das figuras, sílabas para formar os nomes dessas figuras, caixa de sapato encapada com uma abertura na tampa.
Finalidade: Montar o nome das figuras utilizando sílabas.
Número de participantes: Toda turma dividida em grupos.
Regras:
Distribuir as cartelas entre os grupos.
Um aluno de cada grupo deverá ir até a caixa e tirar uma sílaba.
De volta ao grupo, deverão ver se a sílaba faz parte de alguma palavra das cartelas.
Se não fizer parte, deverão guardá-la para, no final, trocarem com os outros grupos.
Depois de terminarem todas as sílabas da caixa, os grupos deverão negociar as trocas. Exemplo: “Nós temos o pedacinho “ta” e precisamos do pedacinho “lha”, algum grupo quer trocar conosco o “ta”"pelo “lha?
Esse jogo as crianças adoram e propicia ao aluno silábico-alfabético formular novas hipóteses de escrita para avançar para o nível alfabético.
PARA MINHA SALA
 Brinquedos pedagógicos de sucatas
Confeccionar com garrafas PET transparentes de meio litro e as rechear com papel crepon colorido. Primeiro una as extremidades com fita adesiva colorida, na figura abaixo foi usadas quatro garrafas, sendo duas para as pontas (uma para cada lado e sem e fundo) e duas no meio (sem o fundo e sem o gargalo. As crianças poderão:
explorá-los livremente;
arrastá-lo;
classificados por cor;
a professora poderá também armar cirquitos e pedir para as crianças passarem por ele utilizando diversas formas de locomoção: caminhando, saltando, engatinhando, etc.
Caixa pedagógica

Materiais:
uma caixa grande de papelão;
EVA de várias cores;
caixinhas de vários tamanhos forradas;
potinhos decorados com fita adesiva colorida (iogurte e outros);
tudos de cartão.
Procedimento: Fazer cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas outras propostas que surgirão deles mesmos.