CAIXINHA COM NOMES
Brinquedos pedagógicos de sucatas
Material: Caixinhas
de fósforos encapadas com a foto dos alunos coladas em cima, e dentro as letras que formam
o nome daquele aluno. Papel ofício.
Finalidade: Formar e
fazer análise grafofônica dos nomes.
Números de
participantes: alunos divididos em grupos.
Regras:
Cada grupo escolhe as
caixinhas que preferem.
Formar os nomes dos
colegas com as letras que estão dentro da caixinha.
Depois registrar no
papel o nome formado, a primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso
para formar o nome e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar aquele
nome.
PEDACINHOS
Brinquedos pedagógicos
de sucatas:
Componentes: cartelas
de papel cartão com figuras (figuras de revistas e cartilhas velhas) coladas e
divididas de acordo com a quantidade de sílabas das figuras, sílabas para
formar os nomes dessas figuras, caixa de sapato encapada com uma abertura na
tampa.
Finalidade: Montar o
nome das figuras utilizando sílabas.
Número de
participantes: Toda turma dividida em grupos.
Regras:
Distribuir as
cartelas entre os grupos.
Um aluno de cada
grupo deverá ir até a caixa e tirar uma sílaba.
De volta ao grupo,
deverão ver se a sílaba faz parte de alguma palavra das cartelas.
Se não fizer parte,
deverão guardá-la para, no final, trocarem com os outros grupos.
Depois de terminarem
todas as sílabas da caixa, os grupos deverão negociar as trocas. Exemplo: “Nós
temos o pedacinho “ta” e precisamos do pedacinho “lha”, algum grupo quer trocar
conosco o “ta”"pelo “lha?
Esse jogo as crianças
adoram e propicia ao aluno silábico-alfabético formular novas hipóteses de
escrita para avançar para o nível alfabético.
PARA MINHA SALA
Brinquedos pedagógicos de sucatas
Confeccionar com
garrafas PET transparentes de meio litro e as rechear com papel crepon
colorido. Primeiro una as extremidades com fita adesiva colorida, na figura
abaixo foi usadas quatro garrafas, sendo duas para as pontas (uma para cada
lado e sem e fundo) e duas no meio (sem o fundo e sem o gargalo. As crianças
poderão:
explorá-los
livremente;
arrastá-lo;
classificados por
cor;
a professora poderá
também armar cirquitos e pedir para as crianças passarem por ele utilizando
diversas formas de locomoção: caminhando, saltando, engatinhando, etc.
Caixa pedagógica
Materiais:
uma caixa grande de
papelão;
EVA de várias cores;
caixinhas de vários
tamanhos forradas;
potinhos decorados
com fita adesiva colorida (iogurte e outros);
tudos de cartão.
Procedimento: Fazer
cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e
sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as
crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse
brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com
o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas outras propostas
que surgirão deles mesmos.