domingo, 21 de agosto de 2011

Minhas Artes na escola


"Projeto - Aprendendo com Arte"
Educadora: Susiane Louzada

Justificativa :
Fazer artesanato ajuda a desenvolver o seu talento criativo.Conteúdo pedagógico + arte = aprendizado lúdico.Aprendendo com arte o aluno adiquiri maior conhecimento ,transforma todo tipo de matéria em arte
o artesanato é uma manisfestação , o trabalho se orienta no sentido de produzir objetos de uso mais comum , seja em função utilitária , lúdica , decorativa ou religiosa.
Artesão
Artesão é a pessoa que faz a mão objetos de uso freqüente na comunidade. Seu aparecimento foi resultado de pressão da necessidade sobre a inteligência aliada ao poder de inovar, possibilitando também ligar o passado ao presente, mediante a linguagem; possibilitou as gerações mais novas receber das mais velhas, suas técnicas e demais experiências acumuladas.
Artesanato -desperta as aptidões latentes do obreiro e aprimora-lhe o intelecto. Suas mãos, obedientes a impulsos mentais e inteligentes, deslocam a matéria-bruta, grosseira e passiva, e convertem-na com o calor de sua imaginação em coisa útil e por vezes bela. É a idéia que deseja a forma. suas peças são bem acabadas, produzidas com esmero e revelam bom-gosto. Se o artesão, alem de habilidade manual, possuir talento e sensibilidade, aí então ele vira artista. Desse modo, sua experiência artesanal seria apenas uma fase de formação artística.
Objetivo Geral :
Aprimorar habilidades manuais e desenvolver a lógica e raciocinio através da construção de objetos concretos ; resgatar valores e conhecimentos culturais através das diversas artes , desenvolver a aprendizagem do trabalho manual de maneira pratica e formal nas oficinas e na vivencia do dia a dia de cada um dos alunos com o meio artesanal ,onde possam manejar a matéria prima e as ferramentas nos oficios de sua preferência .Tornar o ambiente agradavel para trabalhar,buscar a cooperatividade ,parceria e união do grupo com confecções coletivas.Administrar gastos , valores e qualidade das diversas artes produzidas.
Tempo de Duração :
Primeiro semestre
Atividade Desencadeadora :
Foi a busca por um novo olhar, não basta enchergar ,tudo depende do ponto de vista com que se olha.Cada um tem uma maneira de olhar mas juntos podemos observar as variações e profundidade de um olhar passageiro . Encarei o desafio quando disse para a classe que poderiamos transformar lixo em luxo , cronstruir e vender objetos feitos com sucata e fizeram pouco caso.
Conteúdos :
Inclusão de Oficinas Artesanais ;Saber a importância do Artesão ,a história e origem do artesanato ,conhecer Técnicas de fios e tramas , Papel , sucata ,E.V.A , técnicas de desenhos , expressões artisticas em geral;
Desenvolver as técnicas propostas , construir objetos artesanais ;Artesanato como hobby ; Fonte de renda , Elaborar uma rotina diária , grupos de estudo ,Apreciar e valorizar o seu feito , Aplicação de atividades coletivas .
Avaliação :
Será realizada uma auto avaliação ao término de cada mês ,considerando as apresentações produtivas durante o processo criativo .Tambem serão levados em conta a participação e colaboração de cada aluno nas diversas atividades propostas .
Atividade de fechamento : Como ponto de culminâcia do projeto "Aprendendo com Arte" será realizada na escola Divino Mestre ,uma tarde de exposição de nossos trabalhos , imitando uma tradicional feira , Convidando pais e familiares a participarem.
Rotina das Oficinas :
Segunda- Feira :Oficina de Fios e tramas onde é sempre trabalhado a confecção de um produto utilizando,algum tipo de fio, é necessario disciplina e concentração.
.Ex.:fuxico,bijouterias ,trico ,crochê etc..
Terça- Feira :Papel,com a utilização de diversos tipos de papéis as confecções não exigem muita habilidade,só paciência pois é dificil concluir um trabalho em um mesmo dia devido a espera de secagem.
Quarta -Feira : Sucata, usando todo tipo de material reciclado é possivel contruir peças incriveis , é só deixar fluir a imaginação.
Quinta -Feira : E.V.A e modelagem pode ser usado sózinho ou junto de outos materiais ,muito facil de ser utilizado até por crianças pequenas ,mas com muitos segredinhos que fazem a diferença.
Sexta -Feira :Desenhos, as técnicas são varidas ,utilizandos objetos,papéis de diversas texturas , arte pura e inteligente.
Obs.:Algumas dinâmicas de lógicas e raciocinio são aplicadas antes e as vezes durante as oficinas
Recursos : Pesquisas em sites de artesanato , Revistas artesanais de diversas técnicas , e programas educativos
de televisão ,videos ,musicas , livros, materiais pedagógicos e sucatas

susilouzada@yahoo.com.br