domingo, 28 de agosto de 2011

Atividades do caderno de informatica


1 Para que serve o Sistema Operacional?
R.: Respostas possíveis:
1) Serve para que outros programas possam ser carregados.
2) Gerencia os recursos de hardware da melhor forma possível.
3) Permite a execução de funções básicas para que os programas de
computador, como por exemplo editores de textos, planilhas eletrônicas
e editores de apresentação, possam funcionar com maior facilidade, de
modo que tais programas não precisem conhecer detalhes da máquina para
poderem funcionar.

2 Cite alguns Sistemas Operacionais existentes no mercado.
R.: Windows, Linux, Mac OS, Solaris.
3 Identifique em seu computador o Desktop.
R.: A área de trabalho, mais conhecida como DESKTOP, em cada
computador pode estar configurada de forma diferente, dependendo do
gosto do usuário.

4 Verifique se em seu Sistema Operacional há opções que permitam ocultar
alguns itens, como: Barra de Tarefas, Barra de Menus, Dock.
R.: A barra de tarefas fica oculta, apenas é apresentada quando passamos
com o mouse por cima dela.

5 Crie um atalho no seu Desktop para acessar o seu navegador de
internet.
R.: Para criar um atalho para o programa Internet Explorer, clique com o
botão direito do mouse sobre o desktop e em seguida selecione novo atalho
e preencha a linha de comando digitando: C:\Arquivos de programas\Internet
Explorer\IEXPLORE.EXE, ou clicando no botão procurar e localizando o
mesmo. Feito isto, clique em avançar, preencha o nome para o atalho e
pronto, está concluído.

6 Clique com o botão direito do mouse sobre o Desktop e verifique as opções
apresentadas.
R.: Estas são algumas opções que são apresentadas:
• Organizar ícones: apresenta diversas formas para organizar os ícones da
área de trabalho.
• Atualizar: efetiva as atualizações das configurações da área de trabalho.
• Colar: caso tenha algum arquivo na área de transferência e deseja colar
na área de trabalho.
• Colar Atalho: para efetivar a colagem de atalhos que estejam na área de
transferência.
• Novo: para criar nova pasta ou novo atalho.
• Propriedades: Para alterar as configurações de sua área de trabalho.

7 Abra algum programa de Editor de Texto e identifique os objetos que
compõem as janelas.
R.: As opções apresentadas são as seguintes:
• Exibir (ícones grandes ou pequenos na barra de tarefas).
• Abrir pasta na barra de tarefas (podemos deixar ícones organizados em
pastas).
• Mostrar texto (para os ícones apresentados podem ser mostrados os textos
que os acompanham).
• Mostrar título (para os ícones apresentados podem ser mostrados os
nomes).
• Fechar barra de ferramentas.
• Barra de ferramentas (podemos organizar as barras de ferramentas que
gostaríamos que ficassem visíveis na barra de tarefas).
• Janelas em cascatas (para apresentar as janelas dos programas ativos em forma de cascata).
• Janelas lado a lado horizontalmente.
• Janelas lado a lado verticalmente.
• Mostrar a área de trabalho (não necessitamos fechar os aplicativos para
verificarmos a área de trabalho, podemos clicar nesta tarefa).
• Gerenciador de tarefas (ativa o gerenciador de tarefas ou processos
ativos).
• Bloquear a barra de tarefas (evita que se mude se estiver bloqueada).
• Propriedades (configurações das propriedades da barra de tarefas).

8 Para que serve a barra de títulos em uma janela?
R.: A barra de títulos mostra o nome do arquivo e o nome do aplicativo que
está sendo usado naquele instante.

9 Altere as configurações de seu mouse.
R.: Caro(a) Professor(a)-Tutor(a) Externo(a), verifique se os acadêmicos
seguiram os passos descritos no Caderno de Estudos.

10 Crie uma nova pasta com nome “Brasil” em seu computador dentro do
Desktop.
R.: Abra MEUS DOCUMENTOS a partir da área de trabalho e siga os
seguintes procedimentos:
● Abra a pasta ou unidade de disco que deverá conter a nova pasta que
será criada.
● Clique no menu Arquivo / Novo / Pasta.
● Aparecerá na tela uma Nova Pasta selecionada para que você digite um nome.
● Digite o nome e tecle ENTER.
● Pronto! A pasta está criada.

11 Mude o nome da sua pasta de “Brasil” para “Uniasselvi”.
R.: Para alterar o nome de arquivos ou pastas, proceda da seguinte forma:
● Clique no arquivo ou pasta que você deseja renomear.
● Em tarefas de arquivo e pasta, clique em renomear este arquivo ou
renomear esta pasta.
● Digite o novo nome e pressione ENTER.
A maioria dos programas não pode interpretar nomes de arquivos longos.
O limite dos programas que não oferecem suporte aos nomes de arquivos
longos é de oito caracteres. Os nomes de arquivo não podem conter os
seguintes caracteres ou símbolos: \ / : * ? “ < > |.

12 Insira um CD e verifique os arquivos lá gravados.
R.: Geralmente quando inserimos um CD ou DVD, o sistema operacional já
nos apresenta um menu solicitando o que desejamos fazer. Porém, também
podemos verificar o conteúdo do CD abrindo-o através do ícone MEU
COMPUTADOR.

13 Mude seu Desktop inserindo novo plano de fundo.
R.: Podemos fazer as mudanças alterando as propriedades de vídeo. Para
você utilizar esta opção, basta clicar com o botão direito do mouse na área
de trabalho (desktop) e selecionar as guias que serão detalhadas.

14 Para que serve painel de controle, centro de controle ou preferências do
sistema?
R.: A finalidade das ferramentas de acessibilidade fornecidas com o
Windows é proporcionar um nível mínimo de funcionalidade aos usuários
com necessidades especiais.
15 Peça ajuda ao seu Sistema Operacional e procure por “redes
R.: A tecla F1 é utilizada para tirar dúvidas sobre tudo o que o Windows
oferece de tarefas.

16 Qual a origem da internet?
R.: Converse com seus acadêmicos sobre a importância da internet como
ferramenta de pesquisa e comunicação.
A tecnologia e os conceitos fundamentais utilizados pela internet surgiram dos
projetos conduzidos ao longo dos anos com a ARPAnet (ARPA: Advanced
Research Projects Agency), um projeto experimental do Departamento
de Defesa Norte-Americano, que interligava pesquisadores com centros
de computação remotos. Algumas redes experimentais conectaram-se à
ARPAnet utilizando-se de rádios e satélites (RAMALHO, 2000).
No auge da Guerra Fria, os cientistas queriam uma rede que continuasse
funcionando em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central
da internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há
um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam se
comunicando.
O nome internet, propriamente dito, surgiu mais tarde, quando a tecnologia
da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios,
primeiro nos EUA e depois em outros países (RAMALHO, 2000).

17 Procure acessar um site de busca e localize o texto “Leonardo da Vinci”.
R.: Existem diversos sites de buscas na Internet, observe alguns:

18 Quais os domínios organizacionais mais conhecidos?
R.: Domínios organizacionais ajudam na identificação dos sites. Os mais
conhecidos são:
● com = entidades comerciais.
● edu = instituições educacionais.
● gov = instituições governamentais não militares.
● int = instituições internacionais (NATO).
● mil = instituições militares.
● net = recursos de redes de comunicação.

19 Para que serve e o que é http?
R.: HTTP - HyperText Transfer Protocol: protocolo utilizado para transferir
documentos pela internet.

20 Quais são os serviços disponíveis na internet?
R.: Os serviços disponíveis na internet são processos que nos permitem
executar outros processos ou programas de maior interação com o
usuário.
● WWWWorld Wide WebÉ onde o usuário navega a maior parte do tempo em páginas criadas pelas empresas e outros usuários.
● Correio Eletrônico: Troca de informações e mensagens com outros
usuários conectados à rede.
● Newsgroup: Permite a troca de informações sobre assuntos de mesmo
interesse.
● FTPFile Transfer Protocol. Permite a cópia de arquivos e programas que
estão na internet para o seu computador ou vice-versa. É a transferência de
arquivos, localizados em computadores remotos.
● Telnet: Permite a conexão e interação com computadores remotos,
simulando um terminal, pelo protocolo telnet.
● IRCInternet Relay Chat. É conhecido como o bate-papo na internet. Várias
pessoas se encontram em “salas” virtuais e conversam em tempo real.
● Vídeo e Audioconferência: Duas ou mais pessoas podem se comunicarao mesmo tempo em que visualizam o interlocutor. Para isso é necessário
possuir microfone, câmera de vídeo e placa de som.

21 Como você faz para enviar e receber e-mail?
R.: Uma vez carregado o programa de e-mail, que no nosso caso é o Outlook
Express, o procedimento básico para enviar e-mail é o seguinte:
● Clicar no botão Criar e-mail. Uma nova janela será aberta e nela será
necessário digitar o destinatário no cabeçalho “Para:”.
● No campo “Assunto:” (opcional) digite o assunto da mensagem.
● Na área inferior da tela digitar o conteúdo da mensagem.
● Clicar no botão enviar.
Quando alguém lhe envia mensagens, elas permanecem armazenadas no
seu provedor até que você as leia ou as transfira para o seu micro.
Para ler as mensagens você precisa se conectar à internet e abrir o programa
de e-mail. Como padrão, as mensagens são armazenadas na Caixa de
Entrada, que é a sua caixa postal padrão. Caso você possua mais de uma
conta de e-mail, você poderá criar outras caixas postais através do menu
Ferramentas/Contas. Depois é só criar uma regra de mensagens para desviar
e-mail para a caixa postal correta através da opção Ferramentas/Regras
para mensagens.

22 Quais os passos para enviar um e-mail com cópia para outra pessoa?
R.: Utilizando o cabeçalho “cc:” ou “cco”.
No campo CC (Cópia Carbono) você poderá informar um outro e-mail
para o qual desejar enviar uma cópia da mensagem, além do destinatário
já especificado ou um outro e-mail do próprio destinatário para facilitar a
recepção da mensagem por parte dele.
O campo CCO (Cópia Carbono Oculta) serve para podermos indicar um
outro endereço para o qual queremos enviar uma cópia da mensagem sem
que esse endereço apareça para outros destinatários.
Postado por PEDAGOGIA UNIASSELVI 
1 Em quais tarefas as tecnologias da informação podem nos auxiliar?
R.: Em quase todas as tarefas diárias, nas atividades profissionais, nas
atividades domésticas, no lazer e no entretenimento, na escola e muito
mais. Veja alguns exemplos:
• Na escola: No controle das atividades dos alunos, como notas, presenças,
aprovação. Nas pesquisas para elaboração de atividades. Nos laboratórios,
como ferramentas de aprendizado.
• Em casa: No uso de equipamentos de comunicação como TV, rádio, telefone
e internet. No uso de equipamentos com controles eletrônicos, como
portões, forno micro-ondas, alarmes, circuito de TV. No entretenimento,
como jogos eletrônicos e chat na internet.
• No passeio: No controle de trânsito, como sinaleiras, lombadas,
sinalizadores, no controle de frota de ônibus, passagens aéreas, controles
de voos, localização por satélites.
• No trabalho: No uso de programas para os controles administrativos, de
segurança, de comunicação e finanças.

2 O que é o ábaco?
R.: O ábaco, que surgiu no ano 3000 antes de Cristo, marca o início dos
computadores. A partir daí as pessoas começam a usar um dispositivo para
fazer cálculos matemáticos.

3 Defina informática.
R.: • A informática é um ramo do conhecimento que nasceu da necessidade
de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, principalmente
de cálculo e gerenciamento de informações.
• A informática é um ramo do conhecimento que trata as informações
mediante o uso de computadores e dispositivos de processamento de
dados.

4 Em que ano surgiu o primeiro computador eletrônico?
R.: O primeiro computador eletrônico para propósitos gerais surgiu no ano
de 1943 e foi chamado de ENIAC.

5 Defina Hardware.
R.: Hardware é a parte física do sistema informatizado. É o conjunto de
circuitos eletrônicos, chips, placas e demais dispositivos.

6 Defina Software.
R.: Software é a parte lógica do sistema informatizado. São os programas.
7 Como é composto um sistema de computação?
R.: Um sistema de computação é composto por três elementos
fundamentais:
• Hardware – parte física.
• Software – parte lógica.
• Peopleware – as pessoas envolvidas.

8 Defina o tipo de computador PDA.
R.: Os PDAs (Personal Digital Assistent) são aqueles computadores de mão
que dispensam o uso do teclado para a entrada de dados, porque utilizam
uma caneta especial.

9 Qual a diferença entre dado e informação?
R.: Dado é um elemento conhecido, mas, de forma desorganizada, e
informação é o resultado da transformação desses dados em algo que
possamos compreender.

10 O que significa CPU?
R.: CPU (Central Process Unit) é o chip principal do computador, chamado
de PROCESSADOR. É o cérebro de um computador.

11 Quais os tipos de memórias existentes?
R.: Os tipos de memórias existentes são:
• Memória Principal: permite leitura e gravação.
• Memória Secundária: permite armazenamento permanente.
• Memória ROM (Read Only Memory): memória apenas de leitura.
• Memória Cache: usada para acelerar o processamento.

12 O que é a memória ROM?
R.: Memória ROM (Read Only Memory) é a memória de leitura. É incorporada
ao computador para fazer a carga de informações necessárias para fazê-lo
funcionar, no momento em que é ligado.

13 O que é um byte?
R.: Byte (Bynary Term) é o conjunto de 8 bits. É a unidade padrão de medida
na informática. Com um byte podemos representar uma letra.

14 Quantos bytes têm um Gigabyte?
R.: Um Gigabyte tem 1.073.741.824 bytes.

15 Qual a finalidade dos dispositivos de entradas de dados?
R.: Os dispositivos de entrada de dados têm a finalidade de permitir a
inserção de dados no computador.

16 Para que serve o dispositivo pendrive?
R.: O pendrive é um dispositivo de armazenamento, sua conexão com o
computador é feita através de entrada USB (Universal Serial Bus), e serve
para copiar dados – igualmente ao disquete, mas com maior capacidade de
armazenamento.

17 Cite alguns dispositivos de saídas.
R.: Dispositivos de saída: impressora; monitor de vídeo; plotter; caixa de
som.

18 Quais os tipos de softwares existentes?
R.: Os tipos de softwares existentes são: softwares básicos; softwares
aplicativos; softwares utilitários.

19 Cite alguns exemplos de softwares aplicativos.
R.: Alguns exemplos de softwares aplicativos: Editor de Texto Word; Planilha
Eletrônica Excel; Navegador Internet Explorer; MSN Messenger.

20 Como podemos evitar que um vírus eletrônico se instale em nosso
computador?
R.: Podemos evitar que um vírus eletrônico se instale em nosso computador
tomando os seguintes cuidados:
• Não utilizar programas piratas.
• Antes de instalar um programa, certificar-se de que ele não esteja
contaminado.
• Proteger os dispositivos de armazenamento contra gravação.
• Não baixar da internet programas ou jogos sem conhecer para que
Servem.
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